Um dos nossos destinos favoritos!
É Búzios, com certeza!! Pela proximidade da capital, já estivemos por lá diversas vezes e resolvemos fazer um apanhado das atrações mais conhecidas e interessantes de lá. Aproveitem!!
Sobre o lugar
Armação dos Búzios é um município da região dos Lagos do RJ, que faz divisa com o município de Cabo Frio, do qual se tornou autônomo em 1995. Está localizado a 173 km da capital do Estado e é uma península com 8km de extensão e 23 praias, entre elas algumas que vamos mostrar para vocês. A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que a visitou em 1964. Nós adoramos Búzios, sempre há algo novo para descobrir! ⠀⠀
Praias Rasa e Baía Formosa
As praias da Baía Formosa e Rasa são a sequência uma da outra, área extensa de águas calmas de pouca profundidade, com partes gramadas e vegetação de restinga. Por oferecer ventos constantes é point certo de velejadores e praticantes de windsurf e kitesurf. Nesta praia também há diversos condomínios fechados e casas de veraneio, pousadas e uma marina. Não há estrutura de quiosques. ⠀
Praia da Tartaruga
Eu (Dri) não conhecia esta praia e fui a primeira vez no início deste ano, quando levamos nosso pequeno. Felipe me garantiu que tinha mar tranquilo e morno e, de fato, assim ela é. Também é muito bonita e tem muitos quiosques que levam tudo até a areia.
Praia de João Fernandes
É uma praia que frequentamos muito, tranquila e com muita estrutura de quiosques/restaurantes, que facilita a visita, com barracas, cadeiras, etc. Também há diversos ambulantes.
Praia dos Ossos
Ficamos super felizes de chegar lá nesse horário pra fotografar, pois o visual estava lindo demais. Uma curiosidade sobre esta praia é que ela tem esse nome devido à caça de baleias que ocorria na região entre os anos de 1728 e 1768 e ali era feito o processamento dos animais, ou seja, separavam sua carne dos ossos. Na praia dos Ossos estão o Iate Clube de Búzios e a igreja de Santa Ana, erguida em 1740 pelo português Brás de Pina, com pedra e cal e argamassa de óleo de baleia.
Praia de Tucuns
Praia quase deserta e distante, com quase 2,5km de extensão. Ela é perfeita para prática de esportes como caminhada, corrida, frescobol e vôo livre. O mar é indicado para surfistas e seu acesso é pela praia de Geribá ou pela estrada que vem de Cabo Frio. Ali está instalado o Blue Tree Park Resort.
*foto tirada da internet (https://buziosdigital.com/listing/praia-de-tucuns/)
Praia Olho de Boi
Depois de uma caminhada de 20 minutos vindo da praia Brava, se chega até ela, conhecida pela prática do naturismo. Fiquei sabendo que não é obrigatório tirar as roupas e que homens desacompanhados não são proibidos, mas confesso que nunca fui até lá para conhecer. Dizem ser uma das mais bonitas da região.
*foto tirada da internet (https://buziosturismo.com/ e http://www.viagenspossiveis.com.br/)
Praias Azeda e Azedinha
O acesso é feito pela praia dos Ossos, em uma caminhada que leva uns cinco minutos. As duas são de pequena extensão, porém de belo visual.
Praia da Ferradura
Praia extensa, mas de águas calmas, muito frequentada por famílias que têm casa por ali. Tem alguns ambulantes, mas não tem muita estrutura de quiosques. É onde se avista o Resort Ferradura, ostentando seu heliporto com vista para o mar.
Praia da Ferradurinha
É miniatura da outra, com águas cristalinas. Uma de nossas preferidas. Chega-se até ela por uma trilha que começa no final do canto esquerdo de Geribá. Tem um quiosque, mas oferece serviço de aluguel de caiaques e stand up paddle.
Praia de Manguinhos
Continuação da Rasa e Baía Formosa, tem grande extensão de areia, bastante vento e sem muitos ambulantes. É em Manguinhos que fica o Porto da Barra, um complexo gastronômico com restaurantes estrelados, bares, deck, píer e peixaria, além de um belo projeto de iluminação e paisagismo.
*fotos tiradas da internet ( https://viagenscinematograficas.com.br/ https://www.tripadvisor.com.br/ e http://www.buzios.com.br/)
Praia Brava
A Praia Brava é, como o nome diz, um local onde o mar é mais revolto, diferente da maioria das praias em Búzios. Mas se não quiser encarar a água, você pode relaxar em um beach club como o Silk Beach Club ou então curtir um agito por lá também.
Praia da Armação e Orla Bardot
Seguindo à margem da Praia da Armação, a Rua das Pedras é onde está o cais, ponto de partida dos passeios de barco e escuna da região. A rua é ligada à Orla Bardot, com a qual forma um dos mais deliciosos passeios da cidade.
Esta vista panorâmica é do comércio dali, a varanda privilegiada do Maria Maria Café (link site) que amamos e tem incríveis sobremesas. ⠀
Praia de Geribá
E por último, mas não menos importante na nossa lista das praias, vamos falar de Geribá. Alguém estava sentindo falta dela?! A praia de Geribá é a, talvez, mais procurada e conhecida pelos turistas. Praia calma e com grande faixa de areia, tem muitas opções de barracas e vendedores ambulantes de todo tipo, diversas vezes ditando os acessórios da moda naquela estação. Lá estão algumas das pousadas mais conhecidas e procuradas também, além do agito e clima de azaração que atrai tanto o pessoal mais jovem. Geribá é como a rua das Pedras, só que na areia: o ponto de encontro. Além disso, também é onde habita o Fishbone, lanchonete de sucos e açaí onde rolam disputadas festas sunset (no fim da tarde, pós praia) ou mesmo à noite. ⠀⠀
Vida Noturna
Acredito que, em toda a região dos lagos do Rio de Janeiro, Búzios é a localidade que oferece a vida noturna mais agitada. Além dos bares, restaurantes e eventos sazonais, as lojas da rua das Pedras têm horário diferenciado, ficando abertas até a madrugada. Além disso, suas boates fizeram e fazem história, sendo frequentados inclusive por famosos. Quem não se lembra da polêmica Monique Evans e sua boate Taj Mahal, ou da extinta Pacha. Clássica, a Privilege continua em funcionamento e ainda existe a Zapata, hoje em formato de restaurante, para garantir os frequentadores.
Onde ir
- A estátua de Brigitte Bardot é um dos pontos turísticos de Búzios, localizado na Orla Bardot, trecho que leva o nome da atriz francesa que visitou o lugar em busca de sossego no auge de sua fama, acompanhada de um namorado brasileiro, em 1964. A estátua reproduz a roupa que a atriz usava nos registros dos fotógrafos da época, e hoje turistas vêm tirar sua fotografia com ela, chegando a fazer fila.
- Igreja de Santa Ana
E estes somos nós em 2013 em frente à igreja, ensaiando para um casamento que, de fato, só aconteceria dois anos depois Olha que meigos. Diz a lenda que a imagem de Santa Ana foi encontrada no mar por pescadores, e que a partir desta data não faltou pesca para a população. Diz-se também que, durante a construção da capela, a imagem da santa mudava milagrosamente de posição, virando-se em direção ao mar durante a noite, o que fez com que ela fosse construída definitivamente voltada para o mar.
- Mirante do Forno
Daqui se enxergam as praias da Foca e do Forno, duas praias com pequena extensão, mas visual lindo! A Foca tem rochas e neste dia estava servindo de cenário para um ensaio pré wedding. Também ficam próximas a praia da Ferradura, Brava e João Fernandes.
- Lagoa dos Ossos
A Lagoa dos Ossos é um lugar com natureza exuberante onde a mata e a água contrastam com espécies de aves e patos ainda preservadas. Vale uma visita com um caminhada pela Praça dos Ossos, admirando o casario e as ruazinhas de pedra.
- Rua das Pedras
Principal ponto turístico de Búzios depois das praias, a Rua das Pedras atrai uma multidão de turistas. É repleta de boas lojas, bares, restaurantes, cafés, agências de turismo e hotéis. Ponto praticamente obrigatório entre os visitantes, apesar de ser um trajeto de apenas 600 metros destinado à circulação de pedestres, na prática a rua vai muito além. Ela engloba vários quarteirões ao redor, que seguem o mesmo clima elegante e charmoso. Funciona como uma grande área de entretenimento, com gente bonita, boa música e opções para diversão. Além disso, a Rua das Pedras também participa como um dos endereços mais procurados do Festival Gastronômico, às sextas e sábados.
Festival Gastronômico
Armação dos Búzios tem mais de 280 estabelecimentos gastronômicos, incluindo restaurantes e bares. Obviamente, por ser uma cidade litorânea, os frutos do mar são destaque, mas devido ao clima cosmopolita, aliado ao alto fluxo de turistas que chegam em cruzeiros, lá existem restaurantes italianos, franceses, orientais, entre outras nacionalidades. A oferta de restaurantes vai desde pequenos estabelecimentos de pescadores até grandes resorts de luxo. No mês de julho é realizado o Festival Gastronômico de Búzios onde muitos restaurantes oferecem seus pratos clássicos ou alguma nova criação para a ocasião, a preços mais em conta e porções menores, permitindo ao público que conheça várias opções locais. Estivemos por lá nos anos de 2016, 2017 e 2018, e estes foram os pratos que experimentamos este ano. Contamos mais no Instagram em casa ocasião. Ano que vem tem mais!
Onde comer
A oferta de restaurantes e bares em Búzios é infinitamente grande. Não só na Rua das Pedras e seu entorno, mas também com lanchonetes perto da praia e no novíssimo complexo do Porto da Barra, cada um deles tem seu toque de charme. Por isso, mais uma vez, em nossa opinião, Búzios sempre tem algo novo a oferecer. Aqui listamos alguns dos mais frequentados por nós.
Chez Michou Creperia
Impossível estar em Búzios e não ir até a rua das Pedras. Impossível ir à rua das Pedras e não passar no Chez Michou!! É tipo parada obrigatória comer um crepe lá, ou dois, ou tomar um chopp, conversar com os amigos, curtir um som!!
Buda Beach Búzios
Quem não gosta de uns bons drinks?! O Buda Beach (link site) é um restaurante que adoramos e fica bem na Orla Bardot, ainda por cima é super descolado e tem uma decoração linda! Já comemos japa lá também e foi top.
Geribá Beach Restaurante
Mais uma diquinha bem legal é o PFzão de Búzios, em Geribá. Esse eu frequento desde que o carro chefe (o próprio PF - prato feito) custava apenas R$7,00. É, faz tempo mas ele continua lá. Até o Romário já vi comer nele. Fica atras da igreja de Nossa Sra Desatadora dos Nós, na rua do posto BR, anexo a uma pousada. O PF hoje custa R$25,00, dessa vez comi o de frango, mas existem outras opções também, além de peixe e camarão.